O Excesso de Óleo faz Mal à Saúde? Como Substituí-lo?

O Excesso de Óleo faz Mal à Saúde? Como Substituí-lo?

Image
A fritura tradicional é um modo de preparo dos alimentos por imersão no óleo aquecudo. É um método que permite preparar pratos como linguiças, risoles, coxinhas, batatas, bifes e empanados diversos. O problema é que boa parte deles não fazem bem ao nosso organismo e podem se tornar um fator de risco para a saúde ao longo dos anos.

Todos os tipos de óleos usados, inclusive os vegetais e azeites, mudam suas características quando são aquecidos em altas temperaturas. Ocorre o que chamamos de oxidação, um processo que acontece naturalmente mesmo em temperatura ambiente, mas que se acelera muito quando os óleos são aquecidos. A oxidação gera substâncias nocivas relacionados ao aumento do risco de doenças cardíacas e câncer.

O excesso de óleo – como quando fritamos algo por imersão – ainda provoca excesso de gordura, o que aumenta o risco de formar placas que podem levar ao infarto, uma das maiores causas de mortalidade no Brasil.
Image

Destacamos alguns malefícios que o excesso de óleo faz à saúde

?️Ingestão diária de produtos químicos e tóxicos para o corpo: estes óleos, principalmente o de Canola, possuem ácido erúcido (isômero trans), que vira ácido brassídico, assim que você o coloca na frigideira ou cozinha com ele. Como resultado, toda vez que é consumido alimentos feitos com estes óleos estamos ingerindo estas toxinas;

?️Ômega 6: os óleos vegetais possuem excesso de ômega 6 e por consequência do processo de fabricação, há quantidade baixa ou quase nada de ômega 3. Porém o nosso corpo necessita de um equilíbrio entre os dois, devido ao Ômega 6 ser uma gordura pró-inflamatória e Ômega 3 ser uma gordura anti-inflamatória. Portanto um desiquilíbrio entre os dois acarreta nos malefícios abaixo;

?️Aumentam as chances de problemas cardíacos, AVC e Alzheimer: devido ao excesso de Ômega 6 e o processo inflamatório desses óleos, pode causar a longo prazo problemas cardíacos. Como resultado do acúmulo de colesterol nos vasos sanguíneos, gera o processo de inflamação, acarreta infartos, além de Alzheimer, rompimento da produção hormonal, afetar a saúde celular, da pele e está associado diretamente com a degeneração macular em idosos;

?️Aumento da obesidade: os óleos vegetais impedem o emagrecimento e nos fazem engordar, uma vez que são produtos que inflamam o seu corpo;

?️Prejudiciais a gestantes e lactantes: a gordura trans ou hidrogenada é transportada para o bebê através da placenta. Assim quanto maior o consumo de alimentos com gordura trans na gravidez, maior é o risco de transferir para o bebê durante a gestação e na amamentação.
Image
Para garantir a longevidade e qualidade de vida é necessário evitar o consumo de frituras.

O ideal é evitar ao máximo. Dê preferência aos alimentos assados, grelhados e fritos sem a adição de óleo.

Essa é a melhor forma de evitar as doenças cardiovasculares, o aumento da pressão arterial, o desenvolvimento de câncer, a redução do crescimento, a má absorção de nutrientes, a diminuição da fertilidade, entre outras.

A fritura deixa o alimento consumido com uma característica inflamatória que pode estimular o acúmulo de gordura abdominal e também levar à resistência à insulina, o que pode desencadear cansaço, mal estar, dores de cabeça e falta de energia.

Mesmo que se utilize óleo de "boa qualidade", ele também pode ser prejudicial à saúde, já que o processo faz alterações químicas que o transforma em gordura saturada, causadora de diversas doenças.

O azeite de oliva, apesar de ser indicado para temperar salada e outros alimentos, não deve ser usado para fritar e não pode ser aquecido, porque oxida rapidamente.

Elimine o excesso de óleo da sua alimentação e descubra o verdadeiro sabor dos alimentos.

Uma opção para se livrar dos males das frituras é substitui-la pelos grelhados, assados e alimentos fritos sem a adição de óleo.

Peixe, frango e cortes mais finos de carne ficam deliciosos grelhados, e são de cozimento rápido. Assim, os nutrientes dos alimentos são preservados, o que não acontece com as frituras.

Se você gosta de fritura, mas devido a problemas de saúde não pode mais consumir alimentos fritos no óleo, nós temos a solução perfeita para você preparar carnes, batata frita, pipoca e muito mais, SEM USAR ÓLEO!

Seu coração agradece!

Clique aqui e confira. ?
https://frigigold.com.br

E aí, gostou do conteúdo sobre os malefícios que o consumo do óleo em excesso traz para o organismo?

Não deixe de seguir nossas redes sociais e acompanhe sempre as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. ??