Setembro Vermelho Frigigold

Setembro Vermelho Frigigold

Setembro Vermelho. ❤

Setembro foi escolhido como o mês de conscientização e combate das doenças cardiovasculares. A iniciativa foi elaborada pela Organização das Nações Unidas (ONU), que declarou, em 2000, o dia 29 de setembro como o Dia Mundial do Coração.

Atualmente, as doenças cardiovasculares são as principais causas de mortes em todo o mundo. Por isso, é essencial conhecer os fatores de risco e como se prevenir desses tipos de patologias.
Image

Prevenção Contra Doenças Cardiovasculares

Doenças cardiovasculares são um conjunto de problemas que podem atingir tanto o coração como os vasos sanguíneos, geralmente designados por fatores de risco, alguns destes não podem ser modificados, mas ter hábitos saudáveis são de extrema importância para manter a saúde cardiovascular em bom estado, pois ajudam a prevenir doenças ou auxiliar em um tratamento. Confira a seguir os fatores de risco que podem ser controlados e dicas para cuidar da saúde do seu coração.
Image

Dentre os fatores de risco que devem ser controlados estão

?Obesidade e sedentarismo;

?Consumo de álcool ou cigarro em excesso;

?Níveis de pressão e colesterol altos;

?Diabetes;

?Estresse diário;

?Histórico familiar de doenças cardiovasculares.
Mantenha uma alimentação mais saudável ao ingerir alimentos menos gordurosos e calóricos.

Alimentos gordurosos são um dos principais fatores responsáveis pela formação de placas de gordura nas paredes de nossas artérias, sendo as gorduras trans e saturadas que estão muito presentes em fast-foods e comidas processadas grandes colaboradores para o desenvolvimento de doenças que obstruem os vasos sanguíneos.

Por isso é importante investir em uma alimentação balanceada e saudável. Ingira frutas, grãos, legumes, cereais e preferencialmente carnes magras, além de consumir mais produtos naturais no lugar de produtos industrializados.


Não abuse do sal e evite utilizar temperos industrializados, use temperos naturais que ressaltam o sabor dos alimentos

O excesso de sal em nosso organismo pode provocar o aumento da pressão arterial, fazendo com que o coração precise de mais força para realizar seus batimentos e fazer o sangue circular por todo o seu corpo. Por isso é de extrema importância controlar o uso de ingredientes que podem ser perigosos
Image
?Tenha o hábito de se exercitar regularmente. ??

A obesidade é um dos principais fatores responsáveis por doenças cardíacas e vasculares por estar fortemente relacionada ao colesterol alto, diabetes e hipertensão. Manter uma regularidade de atividades físicas, junto de uma alimentação saudável é indispensável para evitar problemas futuros.

Para evitar o sobrepeso e sedentarismo, pratique diariamente pelo menos 30 minutos de atividade. A frequência e intensidade dependem da sua condição, a prática deve ser realizada com cuidado. Caminhadas, corridas e andar de bicicleta são ótimos exercícios que além de combaterem o sedentarismo e sobrepeso, fortalecem o sistema cardíaco.

?Modere no consumo de álcool.

O consumo excessivo de álcool além de poder provocar problemas no fígado, pode resultar em infartos e insuficiências cardíacas, também estando relacionado ao fechamento de artérias e desenvolvimento de arritmia cardíaca. Por isso é importante não exagerar no consumo do álcool.

?Evite fumar.

Pessoas que usam o tabaco apresentam mais riscos de desenvolver doenças cardiovasculares. As substâncias químicas presentes no cigarro  provocam o estreitamento de nossas artérias, aumentando pressão arterial e frequência cardíaca. 

A fumaça também impede uma melhor oxigenação do nosso organismo, obrigando nosso corpo e coração a trabalharem mais para o desempenho desta função, favorecendo e muito a ocorrência de ataques cardíacos.

?️Evite se estressar de maneira excessiva.

O estresse constante é um dos grandes males presentes na vida de todos hoje em dia. O estresse contribui para diversos problemas de saúde, não necessariamente sendo responsável direto para problemas cardiovasculares, mas pode ser o responsável pelo consumo excessivo de álcool e tabaco por serem fontes de aliviar a tensão. Além de ser um incentivador ao mau hábito de consumir alimentos mais gordurosos e menos saudáveis, podendo ocasionar em sobrepeso e outros problemas de saúde. 


?Visite um médico regularmente.

Também é de extrema importância manter o acompanhamento regular com o seu médico para evitar complicações cardíacas, principalmente se você já possuir algum problema como a hipertensão, por exemplo. Após realizar os exames e avaliar os seus exames, ele irá lhe informar da sua condição e alterações necessárias no seu estilo de vida para o bem de sua saúde, para que o melhor tratamento ou métodos de prevenção sejam realizados.

?Outra dica importante é controlar a pressão arterial com maior frequência para entender melhor o seu estado de saúde, principalmente conforme formos adquirindo mais idade. É importante ressaltar que possuir parentesco com pessoas com histórico de problemas relacionados torna mais necessário o controle de sua pressão.

?Não fique muito tempo sem realizar exames de rotina e outras avaliações de saúde, pois quanto antes for diagnosticado algum problema de saúde, melhor será o seu tratamento. Esteja atento aos seus hábitos para que sua saúde possa ser preservada.
Image
Para conferir mais dicas e sugestões, acompanhe nosso blog e perfis nas redes sociais, temos conteúdos diários para auxiliar você e sua família a terem hábitos mais saudáveis.

??
Descubra uma nova forma de cozinhar com mais saúde e qualidade!

Clique aqui. ?